domingo, 7 de junho de 2009

Hannah e suas Irmãs (Hannah and her sisters - 1986): Woody Allen



O filme é um apanhado da experiência de Woody Allen com o cinema, ele consegue inserir aqui seus famosos temas como religião, sexo e relacionamento sem deixar de lado seu humor característico. É um filme de abordagem leve, mas que apresenta pequenas críticas ao temas relacionados, como exemplo a fragilidade do ser humano, o não conhecer de si mesmo e outros. Apresenta uma linguagem da narrativa não segue uma linearidade e é cheia de cortes e idas e vindas no tempo, no entanto segue uma estrutura clássica, eu diria que Allen pincela o cinema moderno com uma textura clássica.

As personagens constituem uma família típica cheia de problemas, mas que se sentam ao redor de uma mesa no dia de Ação de Graças e comem, bebem e cantam se esquecendo de suas individuais particulares fora desse âmbito. No entanto, fora do ambiente familiar percebemos o perfil de cada personagem que vai sendo construído ao decorrer do filme, resultado de uma construção de personagens excelente por parte de Allen, que utiliza os mais variados ingredientes de seu caldeirão neste filme.

Temos Hannah que está sempre tentando ajudar suas irmãs, pais e marido, sendo de certa forma controladora, mesmo que ela não perceba. Sempre focada em dar ajuda, nunca em pedir, até passar por uma crise no seu casamento. Lee, sua irmã mais nova, tem um relacionamento monótono com um cara mais velho que não pensa em se casar. Engaja um relacionamento com Elliot, marido de Hannah, pois se sente desejada, se vê envolvida na possibilidade de um relacionamento sério como o de Hannah. Outra irmã é a Holly que nunca perde a esperança de ser bem sucedida em algo, mesmo que isso quase nunca ocorra. Por fim, temos Mickey, interpretado por Woody Allen, trazendo a tona sua comicidade/drama tão afinada como em “Noivo neurótico, noiva nervosa”.Apesar do título, não temos um protagonista, o filme mostra e desenvolve a história de cada personagem. O título coloca Hannah como idéia de protagonista pela maneira como as histórias de suas irmãs estão ligadas a sua (Lee tendo um caso com seu marido, Holly sempre pedindo ajuda financeira a Hannah para seus devaneios, Mickey o ex-marido...).

Nenhum comentário: